O ministro da Defesa, José Múcio, declarou que as Forças Armadas estão com um avião pronto para decolar rumo a Caracas, com o objetivo de proteger a embaixada brasileira, em meio à situação violenta instalada na Venezuela devido a indícios de fraude na eleição do último domingo (28).
Os militares brasileiros também poderão proteger diplomatas brasileiros, a embaixada da Argentina e diplomatas do Peru, que solicitaram apoio ao Brasil. Segundo o ministro, a missão depende apenas da autorização do regime de Nicolás Maduro. Múcio fez esses esclarecimentos durante uma entrevista ao programa “Os Três Poderes”, da Veja.
– Ontem, conversei com o chanceler Mauro Vieira para informar que já estávamos com pessoal, avião e tudo pronto para proteger a nossa chancelaria, a nossa embaixada e a segurança pessoal da embaixadora. Depois, surgiu a necessidade de proteger a embaixada da Argentina. Ontem à noite, surgiu a embaixada do Peru. Estamos prontos para embarcar o pessoal necessário, mas ainda não tivemos sinalização – afirmou Múcio.