Os comentários de analistas da GloboNews sobre a inflação de alimentos no Brasil geraram não só piadas na internet, mas também revolta. Em uma tentativa evidente de minimizar o impacto da alta dos preços sobre itens essenciais da alimentação, jornalistas da emissora carioca sugeriram alternativas curiosas, como a cenoura.
Adotando um tom que misturava chef de cozinha e especialista em feiras livres, as jornalistas Miriam Leitão e Daniela Lima recomendaram substituições no cardápio, sugerindo que o suco de laranja fosse trocado por suco de cenoura ou tomate. Nem a renomada cozinheira Rita Lobo, que se despediu da Globo esta semana, demonstrou tanta criatividade para contornar os efeitos da inflação.
Ode ao tomate e à cenoura
Em meio a observações confusas, Miriam Leitão tentou amenizar o impacto da alta da laranja, um dos produtos com maior aumento de preço. “Para não sugerir suco de cebola, caiu também o tomate e a cenoura”, comentou. A jornalista Leilane Neubarth entrou na brincadeira e afirmou que poderia viver apenas de tomate e cenoura. “Para mim, seria suficiente”, disse.
Como se estivesse em um episódio do programa Panelinha, Daniela Lima aproveitou o gancho para sugerir uma receita econômica. “Com patinho moído, tomate e cebola, que caiu o preço, você faz um belíssimo bolonhesa, genuinamente italiano. Assim, dá para fazer café da manhã e almoço, meu amor”, afirmou.
“Globo faz piada com a cara do povo”
O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais, gerando indignação e memes. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) compartilhou o conteúdo com uma legenda irônica: “Depois da troca da picanha por abóbora e da alface por chicória, vem aí suco de laranja por suco de cenoura”.