(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Pacheco é sondado para assumir ministério em 2025, diz jornal

O presidente do Senado diz que não houve discussão formal sobre o assunto

Segundo fontes da Folha de S.Paulo, há conversas entre integrantes do governo Lula (PT) e aliados de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para que o presidente do Senado assuma uma ministério em fevereiro de 2025.

A sugestão de incluir Pacheco no governo foi apresentada a Lula por um senador em abril, e o presidente fez uma referência indireta ao assunto em uma conversa com Pacheco no Palácio da Alvorada semanas depois. Três fontes confirmaram conhecimento dessas conversas, mas auxiliares de Lula destacaram que as discussões ainda estão em estágio preliminar e não há acordo fechado.

Políticos próximos ao gabinete presidencial relataram que mencionaram a possibilidade de Pacheco ingressar no governo durante uma conversa reservada com Lula em abril. Em 2 de maio, Lula teria abordado indiretamente o tema com Pacheco, sugerindo que ele refletisse sobre seu futuro após deixar a presidência do Senado.

Alguns aliados de Pacheco defendem sua entrada no governo para evitar o esvaziamento de poder que geralmente ocorre com ex-presidentes do Legislativo. Pacheco apoiará a eleição de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para sucedê-lo, encerrando seu ciclo de quatro anos como presidente do Senado e voltando a ser um dos 81 senadores.

Pacheco, por sua vez, afirmou que não houve discussão formal sobre o assunto com ele e que seu compromisso atual é com seu mandato no Senado. Ele declarou também seu foco em trabalhar por Minas Gerais e por temas nacionais.