Em 100 dias o vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), ficou no centro de muitos dos principais debates na nova legislatura da Câmara de Campo Grande. Nesta quinta-feira, 10, o vereador completa seus primeiros 100 dias sob o comando da casa dos vereadores.
Entre os destaques nos primeiros 100 dias, a CPI do Transporte Coletivo que depois de oito tentativas nos últimos anos, finalmente foi instaurada, o anúncio de emendas de R$ 110 milhões da bancada federal para construção de dois viadutos em pontos que a população esperava há décadas, recursos para entidades filantrópicas, além do debate sobre a duplicação da BR-163.
Ao instalar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar o Transporte Público de Campo Grande, a Câmara põe o dedo numa ferida antiga que incomoda os trabalhadores e milhares e famílias campo-grandenses. demanda antiga da população.
“Essa Comissão vai estudar a fundo a questão do transporte coletivo e apresentar soluções que melhorem a vida dos usuários”, afirma Papy, ressaltando que não é uma CPI política, contra uns e a favor de outros.
“A Casa vai entender o problema e apontar caminhos para a melhoria, doa a quem doer”, resumiu o presidente do Legislativo, concluindo que do jeito que está não dá mais para ficar.
Câmara em contato direto com as bancadas estadual e federal
Outro ponto essencial para a busca de soluções é a união de forças com a bancada federal, a bancada estadual, governos estadual e federal e demais instituições que formam os alicerces da sociedade campo-grandense. Sob a gestão de Papy, a Câmara de Vereadores recebeu autoridades de todos os setores. Vice-governador, prefeita, deputados federais e estaduais, senadores e secretários passaram pela câmara nos primeiros 100 dias da nova legislatura para debater sobre os principais problemas da cidade. Isso colaborou com aumento do protagonismo do Legislativo Municipal na busca por recursos e investimentos para Campo Grande.
Diálogo com a população
No campo do debate público, as audiências realizadas pela Câmara também tiveram papel de destaque nesses primeiros 100 dias de 2025. Uma delas, sobre a concessão da BR-163, reuniu representantes da classe política estadual, sociedade civil organizada e ampla cobertura da imprensa. A participação ativa da Câmara em temas estruturais para a cidade reafirma, segundo o presidente, o papel do Legislativo como espaço de diálogo democrático.