O partido de direita português Chega usou as redes sociais neste domingo, 17, para ironizar o presidente brasileiro: “O Lula da Silva já está com medo de não poder mais entrar em Portugal”, escreveu. A publicação, acompanhada de emojis de gargalhadas, foi em referência à declaração do petista de que a “extrema direita” cresceu no país lusitano.
Na segunda-feira, 11, Luiz Inácio Lula da Silva mostrou-se assustado com o resultado das eleições em Portugal, ocorridas na véspera, quando o partido Chega tornou-se a terceira maior bancada no Congresso.
“Você está vendo o que aconteceu em Portugal ontem”, disse Lula ao jornalista do SBT. “Ontem a extrema direita cresceu, saíram de 12 deputados para 48 deputados e a direita mais liberal ocupou o governo.”
A polêmica com André Ventura
A fala preocupada de Lula durante a entrevista, ainda que sem citar o nome, teve o contorno da recente polêmica com um de seus maiores críticos em Portugal: o deputado André Ventura, líder conservador do Partido Chega.
Três dias antes das eleições, Ventura fez um vídeo afirmando que iria proibir Lula de entrar em Portugal caso fosse o escolhido como primeiro-ministro.
A reação dos internautas
Em apenas quatro horas, a postagem irônica do Chega teve quase 9 mil curtidas e mais de mil comentários.
Internautas portugueses endossaram a ameaça de Ventura. Muitos escreveram que Lula é “persona non grata” e não é “bem-vindo” em Portugal, repetindo a recente posição oficial de Israel sobre o presidente petista.
Os brasileiros também se manifestaram. Uma internauta mineira escreveu: “Se vocês soubessem que nem no Brasil ele é bem-vindo…”