A Comissão Executiva Nacional do Partido Liberal (PL) emitiu um aviso aos parlamentares filiados à legenda, orientando-os a evitar manifestações de apoio gravadas em prol de candidatos de outros partidos nas eleições municipais de 2024. O comunicado, assinado pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, enfatiza que quem fizer campanha para membros de outras agremiações — de forma clara ou velada — em locais onde o PL tiver candidato, será submetido a um processo ético-disciplinar.
Valdemar Costa Neto explicou no documento que o PL tem “constatado que diversas mensagens de apoio estão sendo gravadas” para candidatos de outros partidos, o que gera “desinformação junto ao eleitorado local, além de prejudicar candidatos do PL”. O aviso foi emitido no dia 8 de maio deste ano.
O PL tem a meta de alcançar a marca de mil prefeitos nessas eleições. Contudo, em algumas cidades, há resistências em diretórios locais em aceitar as escolhas da legenda. A última palavra sobre os nomes dos candidatos vem do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é visto como um importante cabo eleitoral.