Visando tornar-se a maior bancada do Senado e fortalecer a oposição ao governo Lula (PT), o Partido Liberal (PL) está empenhado em persuadir ao menos três senadores a migrarem para a legenda.
Os principais nomes mirados pela sigla são Marcio Bittar (União Brasil-AC), Alan Rick (União Brasil-AC) e Cleitinho (Republicanos-MG). As informações são da colunista Roseann Kennedy, do jornal O Estado de São Paulo.
Atualmente, a maior bancada da Casa Legislativa é o Partido Social Democrático (PSD), que mantém 15 senadores. O PL, por sua vez, acumula 13 parlamentares.
Para atrair mais três senadores e ultrapassar a sigla de Gilberto Kassab, o PL contará com a ajuda do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), presidente de honra da legenda.
Márcio Bittar já expressou estar disposto a migrar de partido entre o fim deste ano e o início do próximo, enquanto Cleitinho afirma que seguirá no Republicanos “por enquanto”. Alan Rick negou que irá deixar o União Brasil, mas não descartou conversas sobre o tema no futuro.
Outro nome visado pelo PL é o da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), nome influente do movimento Mulheres Republicanas. No entanto, até o momento, não há indícios de que a ex-ministra vá trocar de partido.