Operação policial realizada nesta quarta-feira, em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã tem como alvo servidores do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul.
A polícia cumpre mandados de busca e apreensão, bem como afastamento de servidores, decorrente da Operação Gravame.
No mês passado, a polícia realizou buscas em Campo Grande e Bela Vista para investigar crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e inserção de dados falsos nos sistemas de informação do Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran/MS).
Segundo as investigações, uma servidora do Detran de Bela Vista é suspeita de receber propina em troca da realização de transferências irregulares de veículos. Eles tinham seus cadastros alterados, mesmo sem nunca terem circulado ou passado por vistoria.
Segundo o Detran, a investigação foi iniciada há cerca de dois anos pela Corregedoria e, assim que surgiram os primeiros indícios de irregularidade e constatada a prática criminosa, todo o material coletado foi encaminhado ao órgão competente, no caso a Polícia Judiciária, que abriu inquérito policial.
“Mais uma vez o Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, reafirma que não compactua com nenhum tipo de irregularidade praticada por servidores do órgão ou agente externo, e que os envolvidos devem ser punidos com o rigor da lei. Quanto aos servidores ativos do Departamento Estadual de Trânsito, além de responderem pelos atos no âmbito da investigação da Polícia Civil, serão submetidos a procedimentos administrativos”, diz a nota do Detran.