Os petistas de Mato Grosso do Sul já não contam com a possibilidade de um acordo costurado localmente com o PSDB, tendo em vista a aposta do pré-candidato tucano, Eduardo Riedel (PSDB) de colar em Jair Bolsonaro (PL).
Mesmo com a sinalização de Riedel, o deputado federal Vander Loubet (PT) e o ex-governador Zeca do PT, conforme O contribuinte apurou, estão na base de apoio do PSDB. Zeca e Vander estão com os tucanos por debaixo dos panos.
O PT-MS ainda não possui discurso uniforme e diverge. O partido está dividido internamente. Enquanto Vander e Zeca apoiam o tucano Riedel, uma ala defende que o partido lance uma chapa pura e mantenha a candidatura de Giselle Marques para disputar o Governo do Estado. Outra ala defende que o partido costure uma aliança com o ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), essa ala defende um palanque competitivo para Lula subir nas eleições deste ano. Giselle não tem pontuado bem nas pesquisas, mesmo com o crescimento de Lula no estado.
A expectativa é que os dirigentes nacionais tomem frente das negociações nas próximas semanas. Até o momento o partido mantém a pré-candidatura de Giselle, enquanto Vander Loubet e Zeca do PT continuam abraçados com os tucanos.