O senador e líder do Partido Progressista (PP), Ciro Nogueira, revelou na quarta-feira (27) os resultados de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Paraná Pesquisas, destacando o desempenho de importantes figuras políticas de direita em um possível embate com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições presidenciais de 2026.
Entre os avaliados estão a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Paraná, Ratinho Junior (PSD); e Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e do próprio Nogueira.
Segundo a pesquisa, Lula se encontra em empate técnico com Tarcísio e Michelle.”Para além dos ataques e das manchetes escandalosas, existe a verdade. E a verdade é que o brasileiro sempre ficará do lado certo da história. Michelle Bolsonaro empatada tecnicamente com Lula, e a margem de crescimento é grande”, declarou Nogueira em suas redes sociais, ao compartilhar os resultados do estudo.
Este levantamento ocorre em um momento em que a aprovação do atual presidente está próxima de 50%, enquanto sua desaprovação aumenta. As pesquisas desde 2023 indicam que Lula não conseguiu avançar após sua vitória nas eleições de 2022, quando derrotou Jair Bolsonaro (PL) por uma margem mínima de votos (50,9% a 49,1%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de março de 2024, ouvindo 2.202 eleitores em 162 cidades dos 27 estados brasileiros. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Confira abaixo imagens ilustrativas feitas pelo Jornal Poder 360: