A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, do PP, ocupa a 5ª colocação nas redes sociais – Facebook e Instagram – entre todos os prefeitos das Capitais do Brasil. Os dados são do levantamento da empresa AtivaWeb em colaboração com o portal de notícias Metrópoles, divulgado nesta semana. Dentre os chefes do executivo Municipal do Centro-Oeste, Adriane ocupa o 1° lugar.
“Os dados são reflexo da interação com a população campo-grandense. Na rede social mostramos o nosso trabalho como Prefeita, dentre eles projetos e avanços da gestão municipal, o dia a dia com a minha família e amigos, além dela ser um canal de comunicação com a população. É nela que recebemos as demandas e sugestões para Campo Grande. A nossa gestão é participativa, e é construída por todos que aqui vivem”, disse a Prefeita.
A pesquisa destacou a relevância do uso de dados e recursos de inteligência artificial para a obtenção de uma interpretação sólida dos sentimentos e linhas de aceitação dos seguidores. Com as eleições se aproximando, o estudo demonstra que sairá na frente aquele que possuir a melhor estratégia embasada em dados.
“Através das redes sociais alçamos os mais diversos públicos e segmentos. O que fomenta a transparência e a comunicação com os moradores da nossa cidade”, acrescentou a prefeita , Adriane Lopes.
Em 2021, no Brasil, a internet estava presente em 90% dos lares, sendo acessada principalmente por meio de celulares e, paralelamente, 88% dos brasileiros possuíam smartphones, segundo o levantamento TIC Domicílios.
Ainda de acordo com o levantamento, na região Centro-Oeste, a prefeita Adriane Lopes ocupa o 1° lugar engajamento e uma média de 587 curtidas e 85 comentários. A chefe do executivo ocupa o topo em virtude da consistência de publicações, o que segundo o estudo são a chave para alcançar qualquer perfil.
Big data e inteligência artificial
A análise de big data possibilita entender os anseios e expectativas dos seguidores nos perfis dos prefeitos das capitais do Brasil. Através do uso de recursos de inteligência artificial, é possível extrair informações relevantes, identificar os temas mais discutidos e compreender os sentimentos predominantes acerca dos prefeitos e suas ações.
Essas ferramentas tecnológicas permitem uma interpretação precisa dos dados, permitindo que os candidatos obtenham insights valiosos sobre o comportamento dos eleitores.
Sobre a taxa de engajamento
O volume de engajamento é um KPI utilizado para avaliar o envolvimento dos seguidores e usuários com o conteúdo publicado em um perfil nas redes sociais, especialmente Facebook e Instagram. É uma das métricas-chave usadas por influenciadores, marcas e profissionais de marketing para entender o quão bem o conteúdo está se conectando com o público e o nível de interação gerado pelas publicações.
De uma forma geral, o engajamento tem como base de cálculo a soma das interações recebidas nas publicações, dividida pelo número total de seguidores do perfil. As interações incluem ações como curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.