Pequenos produtores de Campo Grande terão adubo garantido pelos próximos anos, através do projeto ‘Adubando Oportunidades’. A iniciativa tem como objetivo fomentar a agricultura familiar e incentivar a sustentabilidade na Capital. A iniciativa é feita pela Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) e será lançada nesta quarta-feira (3).
O insumo é obtido por meio de termos de cooperação e parcerias com restaurantes e empresas. Um exemplo disso é o restaurante SESC, que utiliza a sobra dos alimentos e transforma em adubo e encaminha a Sidagro, que posteriormente distribui o adubo aos pequenos produtores urbanos e rurais.
De acordo com a secretaria, a iniciativa conta com a doação de sementes, que são compostadas em duas escolas agrícolas de Campo Grande. O material também é distribuído. O titular da pasta, Adelaido Vila disse que além de trazer benefícios aos produtores, a ação incentiva a destinação correta de resíduos.
“Este material doado, em seu estado primitivo, não tem valor econômico atribuído, sendo muitas vezes objeto de descarte pelas empresas que trabalham com a produção e comércio de sementes. Então, a gente faz essa conexão, fecha a cadeia produtiva e dá destino correto a esse resíduo levando possibilidade de crescimento para os nossos agricultores”.
No ano passado, a Divisão de Regularização Fundiária, Associativismo e Cooperativismo, braço da Superintendência de Fomento ao Agronegócio, disponibilizou 60 toneladas do material orgânico. Já a Divisão de Insumos e Produtos para o Agronegócio entregou 172 toneladas de adubos a Sidagro.