(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

PT pede a Lira arquivamento do projeto que anistia condenados do 8/1.

O Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o arquivamento da proposta que prevê anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O partido, liderado pelo presidente Lula, argumentou que o projeto é “totalmente inoportuno e prejudicial ao processo democrático e à paz nacional”.

No pedido, o PT mencionou o atentado a bomba ocorrido na Praça dos Três Poderes no último dia 13 e a operação da Polícia Federal que investiga um suposto plano para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o líder da bancada na Câmara, Odair Cunha (MG), protocolaram o requerimento nesta quarta-feira (20). “Os recentes e gravíssimos acontecimentos relacionados ao tema deste projeto configuram uma evidente perda de oportunidade, tornando necessário seu arquivamento”, justificou o partido.

Para o PT, tanto o atentado quanto a Operação Contragolpe evidenciam riscos contrários aos objetivos da proposta de anistia. Gleisi e Cunha destacaram que a “perspectiva de perdão e impunidade” aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro tem servido como um forte estímulo à radicalização extremista.

“Manter viva essa possibilidade, apenas com a tramitação do projeto, é completamente inoportuno e prejudicial ao processo democrático e à paz no país”, concluíram os petistas.