(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Quanto custou o “Aerolula”, que apresentou problemas no México.

O avião reserva da Presidência da República, que transportava Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pousou em Brasília às 10h12 desta quarta-feira (2). Isso ocorreu após o voo da aeronave presidencial oficial, VC-1 Airbus A319CJ, conhecida como Aerolula, enfrentar problemas técnicos e sobrevoar o espaço aéreo mexicano por cerca de cinco horas.

A aeronave VC-1 foi adquirida em 2005, durante o primeiro mandato de Lula, e montada em Hamburgo, na Alemanha, recebendo oficialmente o nome de Santos Dumont. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o VC-1 é um avião militar projetado especificamente para transportar o presidente da República com segurança, tanto no Brasil quanto no exterior.

De acordo com a FAB, a aeronave tem um desempenho que possibilita operações em diversos aeródromos, oferecendo versatilidade para o transporte presidencial, com capacidade de operar em pistas mais curtas e realizar voos de longa duração. O avião presidencial mede aproximadamente 34 metros de comprimento e envergadura, e cerca de 12 metros de altura, podendo atingir até 830 quilômetros por hora em sua velocidade máxima de cruzeiro.