(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Relação de Lula com ditaduras é vista com maus olhos pela União Europeia

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, compartilhou, no domingo 5, um artigo crítico à postura do presidente Lula, aliado de regimes autoritários de esquerda em países da América Latina, como Venezuela, Nicarágua e Cuba.

Ybáñez retuitou o artigo Fóssil, do colunista Demétrio Magnolli, publicado no jornal Folha de S.Paulo, em 27 de janeiro. O articulista afirmou que Lula desperdiçou “oportunidade de levantar a voz por eleições livres na Venezuela, uma abertura política em Cuba e o fim da selvagem repressão do regime de Ortega na Nicarágua”.

Ele fez referência à primeira viagem internacional do petista, à Argentina e ao Uruguai, onde não fez qualquer crítica às ditaduras comunistas. “O tempo passou na janela e só Carolina não viu”, escreveu Magnolli, no artigo. Essa frase, de uma canção de Chico Buarque, foi usada por Ybánez, ao compartilhar o artigo.

Posteriormente — depois da repercussão do compartilhamento em notícias na imprensa — o embaixador apagou a publicação e fez um tuíte para dizer que o fato de compartilhar uma opinião não significa que concorde com o posicionamento do autor necessariamente.