Publicação no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (16), mostra que Roberto Gurgel de Oliveira Filho foi exonerado do cargo de delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. O decreto foi assinado pelo governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB).
Roberto Gurgel ficou dois anos no cargo, entrando em fevereiro de 2022, após uma saída polêmica envolvendo o delegado Adriano Garcia Geraldo, que à época participou de um incidente onde perseguiu e atirou contra os pneus de uma esteticista de 24 anos, em plena Avenida Mato Grosso.
O novo delegado-geral passar a ser o delegado Lupersio Degerone Lucio, que assume a função já nesta semana. O decreto também foi assinado pelo governador Riedel.
Lupérsio atuava em Dourados, onde assumiu a Delegacia Regional em janeiro de 2015, após ser titular da 1ª DP por dois anos. Na época, substituiu o atual Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, que deixou a delegacia regional para assumir a Sejusp.
Degerone também é diretor de Interior da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul).
“NOMEAR LUPERSIO DEGERONE LUCIO como Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em conformidade com o estabelecido no art. 12 da Lei Complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005, com redação dada pela Lei Complementar nº 140, de 22 de dezembro de 2009, com efeito a partir da data da publicação”, diz trecho da publicação.
Em nota, governo diz que Roberto Gurgel Filho assume secretaria adjunta da SAD-MS
Em nota encaminhada à imprensa no fim da manhã desta terça-feira (16), o governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou que o ex-DGPC (Delegado Geral de Polícia Civil) assume a secretaria adjunta da SAD-MS (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização).
“Com intuito de aprimorar e evoluir na prestação de serviços públicos à população sul-mato-grossense, o governo de Mato Grosso do Sul informa que o ex-delegado-geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho, irá assumir a secretaria adjunta da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização).
Segundo a nota, “o novo desafio apresentado a ele se deu em função de sua expertise e know how na gestão da Polícia Civil.