Segundo Fernanda Melchionna, classe agora precisa enfrentar um novo estado de calamidade por causa das enchentes
Nesta segunda-feira (20), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou um projeto de lei em prol do envio de um auxílio emergencial para os artistas do Rio Grande do Sul. Ela sugeriu que sejam pagos até R$ 10 mil aos profissionais do setor de cultura, divididos em duas parcelas durante o ano, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Nas redes sociais, a parlamentar confirmou a proposta. Segundo ela, o setor cultural foi o último a voltar às atividades na pandemia da Covid-19.
Melchionna defende que a classe estava começando a se recompor e agora precisa enfrentar um novo estado de calamidade.
– Na pandemia, o setor cultural foi o primeiro a parar e o último a voltar às atividades. No RS, a classe estava começando a se recompor, mas agora precisa enfrentar um novo estado de calamidade. Por isso, estamos propondo um auxílio emergencial para trabalhadores da cultura – escreveu Fernanda, na rede social X.
Se o projeto for aprovado, pontos de cultura, teatros independentes, escolas de música, circos, museus comunitários, livrarias, ateliês, bibliotecas comunitárias e outras instituições e organizações poderão receber o auxílio, conforme apontou o Poder360.