A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) criticou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) nesta quarta-feira, 13. A crítica ocorreu durante a primeira reunião da Comissão de Educação de 2024.
A psolista disse que “lamenta” que o colegiado tenha o parlamentar mineiro como presidente.
“Muita gente tem um certo temor sobre os rumos da nossa comissão”, disse a deputada, em seu momento de fala. “Não temo, apenas lamento que uma comissão tão importante tenha na sua presidência alguém que não tem compromisso com a educação, com um histórico de terraplanismo e distração de temas fundamentais para a sociedade brasileira. Infelizmente as verdades precisam ser ditas.”
Sâmia Bomfim ainda disse que a última pessoa que tentou “disputar com a educação pública brasileira” está “inelegível” e que, segundo ela, em breve “estará presa”. Trata-se de uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nikolas Ferreira rebate Sâmia Bomfim
O deputado rebateu a parlamentar psolista, mas assegurou que ela tem o direito de não aprová-lo na presidência da comissão. “Só que foi um compromisso feito por todos”, disse. “Inclusive estou feliz quanto a isso, porque disseram que deixariam divergências políticas, ideológicas e pessoais de lado.”
Nikolas Ferreira ainda disse que, se ele, com 1,5 milhão de votos, não puder estar na presidência da comissão, “fica complicado”. “Minha representação é dada não por você, mas por quem votou em mim, ok?”, afirmou o deputado mineiro. “Também lamento um monte de coisa, mas nem por isso falo.”
Ao abrir a primeira reunião da Comissão de Educação, Nikolas Ferreira desejou “bom trabalho” aos colegas. Ele também lembrou que a eleição do colegiado foi “conturbada”. Entretanto, segundo o deputado, seu papel é tratar a todos “da melhor forma possível”.
Foto: Lula Marques/Agência Brasil