A Força Aérea Brasileira vai enviar ainda nesta segunda-feira (9) um segundo avião, com capacidade de 230 passageiros, para o resgate de brasileiros em Israel. A aeronave, de modelo KC-30, vai decolar de Brasília às 16h.
Os integrantes da Aeronáutica definiram que pelo menos quatro voos serão enviados para repatriar os cidadãos em Tel Aviv. A expectativa é que, a partir desta terça-feira (10), um avião chegue por dia a Israel para repatriar os brasileiros.
O Ministério de Relações Exteriores (MRE) disponibilizou um formulário de inscrição para os brasileiros interessados nos voos de repatriação. A embaixada do Brasil em Tel Aviv fornecerá instruções para o deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion assim que os voos forem confirmados. A primeira aeronave enviada pelo governo brasileiro pousou em Roma, na Itália, às 7h48 no horário local (2h48, no horário de Brasília) desta segunda.
Até o momento, um brasileiro foi ferido e três estão desaparecidos em Israel. Não há registro de brasileiros entre os mortos.
Os brasileiros que moram no Brasil e estavam em Israel a trabalho ou passeio terão prioridade no resgate. Além disso, o governo está monitorando a normalização dos voos no aeroporto de Tel Aviv, o que facilitaria a saída desses brasileiros por meio de voos comerciais.
A nova etapa do conflito entre Israel e Palestina começou no sábado (7).