Principal deputado de oposição à gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) na Assembleia Legislativa e com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual o Capitão Contar (PRTB), bateu políticos que eram considerados favoritos na disputa, como o ex-governador André Puccinelli (MDB) e o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), além da deputada federal Rose Modesto (União Brasil), e vai disputar o segundo 2º turno das eleições.
Capitão Contar virou pro segundo turno em primeiro, com 100% das urnas apuradas, Contar teve 26,71% dos votos, o que representa 384.275 votos.
Em discurso após o fim da apuração, Capitão Contar, reconheceu que o apoio do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) foi primordial para que chegasse ao segundo turno das eleições.
Questionado sobre alianças para o segundo turno, Contar disse que só aceitará quem defende as mesmas ideias. “Só aceitaremos aliança das pessoas e grupos que têm a mesma bandeira nossa. A melhor possível, temos ainda um grande desafio pela frente, uma nova eleição, Mato Grosso do Sul quer renovação”, disse.
Contar também comentou sobre o apoio recebido de Bolsonaro durante debate em rede nacional na última semana. “Eu agradeço ao presidente por todo apoio, não foi só no debate [em rede nacional], estou com ele há muito tempo, não é de ontem. Todas as vezes que falei com ele recebi palavras de incentivo, mesmo com parte da imprensa dizendo que ele apoiaria outro candidato. O apoio foi fundamental”, afirma.
Capitão Contar vai enfrentar Eduardo Riedel no segundo turno. Riedel teve 25,16%, o equivalente a 361.981 dos votos. O tucano chegou ao segundo turno com a força da máquina estadual e uma das campanhas mais caras do Brasil. O candidato contava com o apoio de 73 dos 79 prefeitos do Estado, além do apoio de mais de 400 vereadores e de boa parte da imprensa local, que é financiada pelo governo do Estado.
Vale destacar que o segundo turno das Eleições 2022 acontece no próximo dia 30 de outubro, quando os eleitores devem voltar às urnas.