Em uma operação conjunta, a agência de espionagem israelense Mossad, em colaboração com os serviços de segurança brasileiros e outras agências internacionais, conseguiu impedir um ataque planejado no Brasil pelo grupo militante libanês Hezbollah, com apoio do Irã. O anúncio foi feito pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta quarta-feira (8).
De acordo com o governo israelense, a célula terrorista estava sendo controlada pelo Hezbollah com o objetivo de realizar um ataque contra alvos israelenses e judeus no Brasil, fazendo parte de uma rede que operava em diversos países.
O ataque estava sendo preparado por um grupo de militantes do Hezbollah que já havia entrado no Brasil e estava armado com armas e explosivos. Graças à cooperação entre a Mossad e as agências de segurança brasileiras, a célula foi identificada e monitorada, o que permitiu evitar o ataque planejado.
Íntegra da declaração do gabinete de Benjamin Netanyahu, em nome do Mossad:
“Os serviços de segurança brasileiros, juntamente com o Mossad e seus parceiros na comunidade de segurança israelense, ao lado de outras agências internacionais de segurança e aplicação da lei, frustraram um ataque terr0rista no Brasil, planejado pela organização terrorista Hezbollah, dirigida e financiada pelo regime iraniano. Esta era uma extensa rede que operava em outros países.
O Mossad agradece aos serviços de segurança brasileiros pela prisão de uma célula terr0rista operada pelo Hezbollah com o objetivo de realizar um ataque a alvos israelenses e judeus no Brasil.
Diante do cenário da gu3rra em Gaza contra a organização terr0rista Hamas, o Hezbollah e o regime iraniano continuam operando em todo o mundo para atacar alvos israelenses, judeus e ocidentais.
O Mossad está trabalhando e continuará trabalhando para impedir esses esforços onde necessário, por vários métodos.”