(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Urgente: movimento promete novas invasões em fazendas pelo estado

A FNL (Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade) promete novas invasões de terras em Mato Grosso do Sul. O movimento ocupou fazenda em Japorã no final de semana e deixou o local após confronto com fazendeiros, no domingo, 19.

Enquanto isso, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) expande acampamentos no Estado. Cerca de 600 famílias constroem barracos às margens da BR-164, próximo a Ponta Porã.

Mato Grosso do Sul é um dos 10 estados em que a FNL realizou ações do ‘Carnaval Vermelho’, conjunto de ocupações de terras pelo Brasil. Com início no sábado (18), a Fazenda Fernanda foi ocupada em Japorã, município a 476 quilômetros de Campo Grande.

Segundo nota da FNL, o grupo “ocupou a área e pede às autoridades que cumpram a lei e encaminhe a área para fins de reforma agrária, para que seja organizado um assentamento imediato das famílias”.

Outro movimento crescente em MS é o MST, que busca a reforma agrária e distribuição de terras a partir de acampamentos. “Tem muitas pessoas que querem sair do aluguel e vão morar no acampamento”, afirma o dirigente do movimento no Estado.

Com o novo governo (PT) estes movimentos enxergam uma nova possibilidade de invasões amparadas por apoio político. Segundo alguns especialistas, isso é reflexo da falta de uma política de assentamento de famílias sem terra, o que agrava e aumenta a atividade de grupos como o MST e o FNL.