(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Veja em quais países além do Brasil o X é bloqueado e os motivos

No último dia 30 de agosto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil. Essa decisão gerou uma grande repercussão na imprensa tanto nacional quanto internacional. Agora, o Brasil se junta a outros 36 países que, em algum momento, também bloquearam o acesso à rede social.

A determinação de Moraes colocou o Brasil ao lado de ditaduras como China, Rússia, Irã e Coreia do Norte, onde o controle das redes sociais é absoluto e a censura reina.

China

A China foi um dos primeiros países a bloquear o X, ainda quando a rede social era chamada de Twitter, em 2009. O governo chinês tem um controle rigoroso sobre a internet, especialmente em relação aos conteúdos ocidentais. A medida foi implantada para limitar a influência externa e reforçar a censura interna.

Além da China, outros países também tomaram medidas semelhantes em diferentes momentos.

Rússia

A Rússia, por sua vez, baniu o X em 2022, durante o conflito com a Ucrânia. Essa medida foi uma resposta ao apoio significativo dos países ocidentais à Ucrânia e à forte condenação das ações russas. Além disso, as redes sociais da Meta também foram proibidas no território russo.

Irã

Assim como na China, o Irã também bloqueou o X em 2009. O governo iraniano, uma teocracia islâmica, justificou a decisão alegando que o Twitter, na época, estava incentivando os protestos da Revolução Verde, que expressavam descontentamento com o regime.

Coreia do Norte

No geral, o Ocidente possui poucas informações sobre a Coreia do Norte, uma vez que é um dos países mais isolados do mundo. No entanto, é sabido que o governo norte-coreano mantém um controle rigoroso sobre as redes e que o acesso à internet é extremamente limitado.

 

.