(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

VÍDEO: Ex-presidiário Valdemar Costa Neto pede voto para Riedel do PSDB

O ex-presidente Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, partido do Presidente Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo nesta sexta-feira (30) pedindo voto para Eduardo Riedel (PSDB).

Quem é Valdemar Costa Neto

Um dos principais envolvidos no mensalão – esquema de compra de apoio parlamentar no governo Lula-, Valdemar Costa Neto foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e teve sua prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2013.

Presidente do PL, Valdemar foi um dos articuladores da aliança vencedora entre Lula (PT) e o empresário José de Alencar (PL).

Em 2005, o então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou o esquema do mensalão e acusou Costa Neto de envolvimento direto. 

Valdemar Costa Neto renunciou ao mandato para não ser cassado. Admitiu ter recebido dinheiro de caixa dois do PT para pagar dívidas de campanha, mas alegou que foi “induzido ao erro” e garantiu que os recursos não eram destinados à compra de apoio parlamentar para aprovação de projetos do governo.

O presidente do PL foi acusado ainda de corrupção na Operação Lava-Jato. Valdemar Costa Neto recebeu da UTC Engenharia R$ 200 mil “por fora” e R$ 300 mil em doações oficiais para . Em 2020, ele se tornou réu por peculato, corrupção passiva e fraude a licitação por um esquema de superfaturamento nas obras do trecho da Ferrovia Norte-Sul.

Confira o vídeo na íntegra: